sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

OS QUATROS ELEMENTOS DA NATUREZA



 







PROJETO INTERDISCIPLINAR












Mucugê - BA
Dezembro  2010






LIVYAN MARTINHO BICALHO
MARIA APARECIDA MACHADO MARQUES TOURINHO
MARIA DO CARMO ALVES OLIVEIRA
MARIA GORETTI SOUSA PARAGUASSÚ
MARISTELLA SOUSA PARAGUASSÚ TOURINHO
MARIA VALDA FRANÇA
REGINA APARECIDA SANTOS
RAGINA SANTOS SILVA








Mucugê - BA
Dezembro  2010







Projeto Interdisciplinar

Tema: Os quatro elementos da natureza 
Sub tema: Desequilíbrio ambiental
Faixa etária : de 5 a 8 anos

Justificativa:

Atualmente, há em todos os segmentos de nossa sociedade a preocupação com o meio ambiente e com a saúde pública, por que a cada dia que passa temos visto que nosso planeta está ameaçado pela poluição, e o pior de tudo isso, nós, seres humanos, somos os responsáveis por esse grande mal. O homem, de forma inconseqüente, tem provocado diariamente a destruição de seu habitat natural, o que tem colocado em risco a sua própria existência nesse planeta (SALERA, 2009). Através das novas técnicas de industrialização do aumento populacional e da febre de consumo que impera no mundo, onde cada pessoa busca incansavelmente satisfazer seus desejos e necessidades, estamos transformando cada vez mais recursos naturais em bens de consumo. A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável. Ao trabalhar os quatro elementos da natureza de forma contextualizada e dinâmica as crianças construirão saberes que ultrapassam o senso-comum e construirão atitudes ecológicas pautadas em conceitos significativos.
Objetivo (s):
  • Explicar noções básicas de ecologia com uma linguagem apropriada de acordo com a idade;
  • Despertar nas crianças valores e idéias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
  • Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
  • Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar.
  • Sensibilizar as crianças sobre a importância do cuidado adequado da terra e dos alimentos que ela produz à saúde humana e também dos rios, dos animais e das espécies que ali se estabelecem.
Conteúdo (s):
·         Água
·         Terra
·         Fogo
·         Ar
·         Reciclagem
·         Músicas
·         Desequilíbrio ambiental
·         Histórias

Tempo estimado: 30 dias

Material necessário: garrafas pet, tesoura, terra, mudinha ou sementes, tinta guache, pincel, papel metro, máquina fotográfica, barbante, bolinha de isopor, torneira para filtro, bexigas, arame, cola branca, cartolina, revistas, DVDs,CDs ,papel  oficio, tampinhas de garrafa pet,  lápis de cor,  

1- Comunique às crianças que durante as próximas semanas os trabalhos e atividades realizados serão sobre a natureza envolvendo atitudes de cuidado com o nosso planeta. Serão lançados os seguintes questionamentos: “Vocês acham que estamos cuidando bem do nosso planeta? Por que”?”, “ Que atitudes devemos ter com o lixo, a água, os alimentos, a poluição do ar?. Durante o debate mostre um cartaz com a foto do planeta e peça que apontem os elementos que são essenciais à nossa sobrevivência. O professor como mediador do processo ensino-aprendizagem deve estimular a percepção visual dos elementos Terra, Fogo, Água e Ar e peça que os representem através de desenhos com pincel e guaches de cores variadas. Use como fundo musical a canção “Terra” de Caetano Veloso:
Terra” – Caetano Veloso
Quando eu me encontrava preso, na cela de uma cadeia
Foi que eu vi pela primeira vez, as tais fotografias
Em que apareces inteira, porém lá não estava nua
E sim coberta de nuvens
Terra, Terra,
Por mais distante o errante navegante
Quem jamais te esqueceria
Ninguém supõe a morena, dentro da estrela azulada
Na vertigem do cinema, mando um abraço pra ti
Pequenina como se eu fosse o saudoso poeta
E fosses a Paraíba
Terra, Terra,
Por mais distante o errante navegante
Quem jamais te esqueceria
Eu estou apaixonado, por uma menina terra
Signo de elemento terra, do mar se diz terra à vista
Terra para o pé fereza, terra para a mão carícia
Outros astros lhe são guia
Terra, Terra,
Por mais distante o errante navegante
Quem jamais te esqueceria
Eu sou um leão de fogo, sem tigre consumiria
A mim mesmo eternamente,e de nada valeria
Acontecer de eu ser gente e gente ser outra alegria
Diferente das estrelas
Terra, Terra,
Por mais distante o errante navegante
Quem jamais te esqueceria
De onde nem tempo e nem espaço, que a força mãe de coragem
Pra gente te dar carinho, durante toda a viagem
Que realizas do nada,através do qual carregas
O nome da tua carne
Terra, Terra, |
Por mais distante o errante navegante |
Quem jamais te esqueceria
Na sacadas do sobrado, da cenas do salvador
A lembranças de donzelas, do tempo do Imperador
Tudo, tudo na Bahia faz a gente querer bem
A Bahia tem um jeito
Terra, Terra,
Por mais distante o errante navegante
Quem jamais te esqueceria.

2- Conte a história dos Quatro elementos da Natureza:
Um dia neste Planeta encontraram-se os 4 elementos da Natureza: A Terra, o Ar, a Água e o Fogo.
Cada um deles achava que era mais importante do que os outros e começou a discussão…
A Terra achava que sem ela nada existiria, pois não haveria um sítio para viver; também não haveria o que comer, pois nela se produzem os alimentos e ninguém poderia passear nos jardins, pois estes também crescem sobre terra. Não haveria automóveis, nem comboios e outros meios de transporte que se deslocam pelo chão…
O Ar não quis ficar atrás… começou por dizer que o mais importante era ele pois, se não existisse, ninguém conseguiria respirar e assim não haveria Vida. Também não haveria vento, nem sequer uma brisa suave para arrefecer quando está muito calor… ou para gerar energia elétrica, quando é forte e poderoso. E os aviões? Como poderiam voar sem ar?
De seguida falou a Água: Eu é que sou a mais forte de todas! Sem mim não há rios, nem mares e as torneiras ficam secas. Sem água não há vida… não se pode beber, lavar, nem tomar banho, nadar. Não haveria peixes, nem barcos, nem submarinos…
Por fim, o Fogo tomou a palavra e disse: O mais poderoso de todos sou eu! Eu aqueço quem tem frio, cozinho os alimentos para as pessoas comerem, mas, quando me zango, ateio incêndios que queimam terras, casas, árvores e carros, saio em forma de lava dos vulcões e destruo tudo à minha passagem!
Nenhum dos 4 elementos aceitava que os outros poderiam ser mais fortes e importantes… E então o Planeta falou: nenhum de vós é maior do que os outros. Todos são necessários à vida das pessoas e da Natureza.
A paz chegou então a este Planeta e, a partir daí, os 4 elementos da Natureza compreenderam que eram essenciais e que todos contribuem para a vida das pessoas, das plantas e dos animais. FIM 

3- Após a história proponha um debate e estimule a criticidade dos alunos quanto a importância dos 4 elementos no dia a dia. Proponha que cada semana seja trabalhado um dos elementos começando pelo elemento  terra. Seremos então, os defensores do planeta e a cada semana iremos contribuir com atitudes positivas para melhorar nossa saúde e de nossa família e dos elementos em questão. Leve um cartaz grande com o Mapa Mundi que ressalte as dimensões de terra em todos os países e partindo do princípio que o elemento terra nos fornece o alimento, lançar os questionamentos: “Por que no Brasil e outros países como EUA, Rússia, Canadá, etc. que possuem o território extenso com espaço para produção de alimentos, grande parte da população mundial passa fome?, “E será que a maior parte de nós se alimenta corretamente?, “Quais são os melhores alimentos que consumimos?”, “Vocês já ouviram falar sobre os agrotóxicos (venenos usados nas plantações que aumentam a produção de alimentos)?”. Mostre o vídeo com duração de 15 minutos do “Cocoricó e sua turma” que aborda o uso de agrotóxico na fazenda vizinha do Júlio e os danos que causa nos rios e na saúde das pessoas.

4- Leve os alunos na feira da cidade, visite as barracas de produtos orgânicos e peça que liste os alimentos encontrados, os preços e converse com os agricultores, compare o formato e as cores dos alimentos orgânicos com os outros oferecidos na feira. Registre através de fotos o passeio e os alimentos para confecção de mural com o título: “Alimentos Saudáveis que a terra produz”.

5- Confeccione mini-hortinhas com garrafa pet;
 
Procedimentos: Deite a garrafa pet e corte um dos lados da “barriga” da garrafa, sem atingir o fundo nem a boca da garrafa. Faça pequenos furinhos no fundo e coloque terra. Em seguida, plante as sementes ou as mudas e é só cultivar com cuidado. Como suporte pode usar caixas de ovos para que não fiquem diretamente no chão e, de tempos em tempos, estes suportes poderão ser substituídos, pois podem apodrecer com a umidade que escorre do excesso da água pelos furinhos da garrafa. Registrar através de fotos. Utilizar a música “Terra” durante a confecção da hortinha. Ao final da primeira semana do projeto, parabenizar o empenho dos alunos e salientar que os outros três elementos da natureza também precisam de nossa ajuda. 

6 - Leve para sala o DVD “Emilia no Reino das Águas Claras” para que os alunos assistam. Antes faça perguntas como: quem já assistiu? Se gostaram? Conte a historinha que ocorreu no fundo mar. Depois da história contada, coloque o filme para  que assistam. Depois do filme assistido faça  perguntas para saber o que entenderam do filme : Por que Emilia conversava tanto? Por que Narizinho ia se casar? para concluir peça que ilustrem a historinha assistida dando nome aos personagens desenhados.

7- Relembre a historinha assistida, peça aos alunos que fechem os olhos e faça uma viagem pelo planeta Terra e sobrevoe o mar, observe o que viram, quais os tipos de vida aparecem nesse ambiente. Peca aos alunos que listem oralmente, que nome recebe esse ambiente, se a água própria para o consumo, por quê? Mostre para eles um mapa informando o que representa a faixa azul no planeta. Entregue aos alunos um mapa xerocado onde representarão a quantidade de água doce e salgada utilizando as cores azuis e verdes.

8 - Mostre através de gravuras os estados físicos da água (solido, liquido e gasoso) encontrados na natureza, no nosso organismo, nas frutas e verduras, fazendo um levantamento do conhecimento prévio. Em seguida peça que eles escrevam o nome das gravuras onde são encontrada a água no meio ambiente. Informe passo a passo como acontece o ciclo da água na natureza, onde irão organizar individualmente as letras e descobrir como encontramos a água na natureza.
Solicite que os alunos tragam para próxima aula uma garrafa pet, uma torneira para filtro.

9 - Faça o levantamento prévio de como acontece o tratamento de água, Quais utensílios são usados para que esse processo aconteça. Confeccione um filtro utilizando a garrafa pet e a torneira para filtro.

10 – Inicie falando sobre os poluentes encontrados na água, quais os riscos que a nossa saúde corre, quais medidas de prevenção devem ser tomadas.
-Faça perguntas como: Como podemos utilizar a água na nossa casa? Quanto tempo passa em baixo do chuveiro? Ao escovar os dentes se deixam a torneira ligada? Se possuir carro, quantas vezes lavam esse carro por semana? Ao ensaboar as louças a mamãe permanece com a torneira ligada? Dão descarga constantemente quando vão ao banheiro? Se a Mamãe reaproveita a água que lava a roupa para lavar calcadas, pátios, banheiros, casas, etc. Explique que o exagero do uso da água implica na falta dela e morte do meio ambiente. Oriente aos alunos a pintar imagens em que a água e utilizada de maneira consciente.

 11 - Fale um pouco do elemento da natureza ar, para complementar coloque o CD de Toquinho com a música “O ar” para que eles ouçam, em seguida trabalhe a música explicando que o ar não tem forma, cor, cheiro e que não podemos viver sem ele, pois ele está a nossa volta. Leve para sala de aula duas bexigas, um pedaço de arame de quarenta centímetros, faça um experimento enchendo uma das bexigas, depois prenda a bexiga cheia em uma das pontas do arame, e a outra bexiga vazia prenda na outra ponta. Para continuar apóie o meio do arame em seu dedo tentando equilibrá-lo e peça aos alunos para observar o que acontece. Depois de algum tempo questione as crianças da seguinte maneira: O arame ficou equilibrado? Há alguma coisa dentro das bolas? A bola cheia muda de forma quando você aperta? O ar tem peso?

12 - Faça um passeio ao ar livre com os alunos para que sintam o ar. Peça que observem o que está acontecendo a sua volta, estimule os alunos a relatarem como podemos perceber a existência do ar (o professor deverá questionar se o ar é puro? Se tem fumaça? Se está ventando? etc.). De volta a sala de aula o professor irá listar no quadro todo o relato feito pelos alunos, diante disso fará a leitura e solicitara que eles façam uma produção textual, que poderá ser feita através de desenhos, pequenos textos, histórias em quadrinhos, etc.

13 - Leve figuras com imagens de fenômenos da natureza provocados pelo ar como: tornados, furacões e tufões, etc. Explique que a natureza desses fenômenos está cada vez mais comum devido ao desequilíbrio ambiental e que isso é conseqüência do aquecimento do ar devido a fumaça dos carros e das fabricas.

14 - confeccione cartaz utilizando imagens que representem os elementos que causam a poluição do ar e também atitudes humanas que contribuem para a preservação do ar puro como, por exemplo: plantar uma árvore, evitar as queimadas, não jogar lixo nas encostas dos rios, etc.

15 - Converse com os alunos sobre o tema fogo. Comece  questionando se eles sabem o que é fogo?  Como é  utilizado? Se ele pode nos causar algum mal? Se já tiveram contato? Como o fogo e utilizado em casa?
Leve revistas para sala com imagens que aparecem o fogo, oriente os alunos a procurá-las. Sentados em circulo os alunos irão folhear e recortar as imagens e construir coletivamente um painel.
Solicite que os alunos tragam para próxima aula tampinhas  de garrafa pet,  barbante e bolinha de isopor.

16 - Música “Meu bonequinho de plástico”
Cante a música junto com os alunos. Depois comece questionando se eles já ouviram a música?  Por que será que o bonequinho ficou torto?
Leve para sala uma vela e um objeto plástico e faça a demonstração  para que os alunos percebam o perigo que o fogo traz. Continue explicando que criança não pode mexer em fogo, pois o mesmo pode causar queimaduras. Utilize as tampinhas de garrafa pet, o barbante e a bolinha de isopor para confeccionar um bonequinho.

 

17- História  “A galinha ruiva”

-Conte a historia para os alunos, depois converse sobre a atitude dos animais quando a galinha os chamou para ajudar. Questione se eles agiram corretamente? Por que eles só foram quando ela perguntou quem queria do bolo? Aonde ela assou? O que tem no forno que assa bolo? E o que eles fariam se fossem chamados para ajudar alguém?
-Para continuar explique que os animais ao se negar a ajudar, demonstraram que não são solidários, aproveite o momento para explicar o que é solidariedade. Complemente dizendo que o fogo é utilizado no nosso dia-a-dia para cozinhar nossos alimentos, acender velas que utilizamos para iluminar o ambiente quando falta luz, em churrasqueiras para assar carne, acender fogueiras para aquecer nos dia de frios, etc.
-Prepare uma atividade com imagens onde o fogo aparece sendo utilizado como beneficio ou em situações de risco. Oriente os alunos a pintar somente as imagens que mostram o fogo sendo utilizado como beneficio.

18 – Música:
“Plantando Fogo”
( André Oliveira)
Eles querem plantar fogo, na Chapada Diamantina.
E a gente reza pra chuva, vir apagar o fogo;
Por que é que minha Chapada, é a maior vitima desse jogo;
Nas nascentes e nas florestas, eles querem plantar fogo;
Eu não quero ver o rio preto morrer,
Um rastro de fogo do Pati- Mucugê;
Eu não quero vê meu paraíso ter fim chamas de fogo Lençóis-Andaraí.
Coloque o CD para que as crianças ouçam a música. Em seguida pergunte se eles já ouviram?  Quem canta?  Se sabem  de onde ele é? Para continuar fale um pouco  sobre o compositor André Oliveira, sobre a letra da música, explique por que ele fez a música, com qual objetivo ( para isso converse com o compositor antes).
Aproveite algumas palavras referentes à música como: fogo, André, chapada, plantar, chuva etc. para trabalhar com os alunos. Solicite que os alunos indiquem quantas vogais,quantas consoantes têm? Quantas letras se repetem? Qual o total de letras de cada palavra.

19 - No ultimo dia do projeto aproveite para fazer a exposição de todas as atividades desenvolvidas para toda a escola. Convide o cantor e compositor André Oliveira ( ou algum outro cantor que conheça  e que cante músicas sobre o tema) para fazer uma visita na escola, peça a ele para bater um papo com os  alunos e contar um pouco sobre a sua vida, peça que cante algumas musicas para que os alunos fiquem mais a vontade e descontraído, se preferir sugira que cante as musicas que trabalhou no projeto ( Plantando Fogo e Ainda temos Tempo).


















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